início | grupo | editora | mala | newsletter | fotos | talentos | entrevistas | recensão | links | blog
:: voltar ::
Recitais

"Enamoramento, amor e outras coisas (versão nocturna)"
adultos

Esta versão só para adultos reúne textos de autores portugueses e estrangeiros, desde o séc. XV até à actualidade. Sendo o amor um dos temas mais recorrentes da literatura, ele é aqui retratado em diversas vertentes, desde os poemas mais apaixonados à poesia satírica, passando igualmente por formas de amor mais marginais. O classicismo de Camões, a serenidade de Eugénio, a verve de Natália Correia ou a ironia de Assis Pacheco são apenas algumas das muitas maneiras de abordar o tema neste espectáculo.

 

"As Pessoas de Fernando"
público em geral, duração 45 minutos

Duas vozes em palco percorrem os diversos heterónimos de Fernando Pessoa, fazendo uso dos clichés visuais associados às principais assinaturas do poeta: os instrumentos médicos para Ricardo Reis; o material de trabalho do engenheiro Álvaro de Campos; o cajado e os elementos telúricos de Alberto Caeiro. As vozes trocam de corpo e personagem ao longo do inesperado recital até o espectador duvidar de quem fala.

 

"Almada, 1 – Negreiros, 2"
público em geral, duração 60 minutos

Apresentado pela primeira vez no dia 17 de Fevereiro, na Galeria dos Paços do Concelho, em Tomar, este novo espectáculo do grupo O Contador de Histórias foi pensado especificamente para aquele espaço, a pretexto da exposição de Almada Negreiros, artista plástico, ali patente.

No entanto, este recital de poesia de Almada Negreiros, poeta, está disponível para qualquer outro espaço. Recuperando uma velha anedota, em que o nome do artista é confundido com um jogo de futebol, "Almada, 1 – Negreiros, 2" pretende contribuir igualmente para dar a conhecer uma das figuras mais relevantes da cultura portuguesa do século XX.

O recital "Almada, 1 – Negreiros, 2" reúne textos de "A Invenção do Dia Claro", um dos mais belos livros alguma vez escritos em Língua Portuguesa. Textos que se irão juntar ao "Manifesto anti-Dantas", à "A cena do ódio", um poema modernista igualmente intenso e polémico e à dramatização do conto "O Cágado".

 

"Ser poeta"
público em geral, 45 minutos

Fruto de cerca de uma década de trabalho, individualmente e no colectivo O Contador de Histórias, é um recital de poesia para todas as idades que agrupa os textos que, ao longo deste tempo, foram sendo melhor acolhidos por aqueles que os ouviram, muitas vezes públicos com raros contactos com a poesia.

Porém, não é um recital "clássico", uma vez que junta a alguns dos mais conhecidos textos de grandes poetas, outros pouco ouvidos e pouco lidos, aqui e ali pontuados de humor, desnudando a poesia dos véus que a fazem parecer inacessível. Os próprios declamadores quebram, frequentemente, as convenções, aproximando-se do público, dizendo certos poemas de forma inesperada, fazendo com que este seja um espectáculo dinâmico e de grande intensidade.

Estreado em Tomar, em 1997, já teve dezenas de apresentações em vários pontos do país, desde escolas e bibliotecas, até monumentos nacionais e espaços inusitados, frequentemente adaptado aos espaços e públicos.

 

"A Sophia"
público em geral, duração 45 minutos

Da mesma forma que as palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen marcaram tantas vezes a nossa vida, queremos que essa marca se perpetue. Por isso, concebemos um recital de poesia intitulado "A Sophia". Um espectáculo dedicado a uma das mais importantes vozes de sempre da poesia portuguesa, com poemas seus e de outros autores nacionais e estrangeiros, em volta das temáticas que abraçou enquanto poeta e enquanto mulher. Um espectáculo que surge na sequência do trabalho que o grupo O Contador de Histórias tem vindo a desenvolver, e no qual as palavras da autora são recorrentes.

 

"Pedra Filosofal"
público em geral, duração 45 minutos

Um espectáculo dedicado a António Gedeão, pseudónimo literário do professor Rómulo de Carvalho, cujo centenário do nascimento se assinala a 24 de Novembro de 2006. Partindo de um dos seus mais famosos poemas, “Pedra Filosofal” apresenta alguns dos mais interessantes textos de Gedeão, frequentemente aproveitados para uma apresentação bem humorada de factos da Física, da Química e da Ciência em geral.

 

"PM/18"
adultos, 45 minutos

É um espectáculo de poesia para adultos. Percorrendo diversos autores, o recital recupera diversas obras da poesia erótica e satírica, desde os clássicos até aos mais modernos. Como é timbre d’O Contador de Histórias, o humor está presente de forma bem vincada e surpreendente.

 

"Entorno do Surrealismo"
público em geral, 45 minutos

O surrealismo sempre foi uma fonte de inspiração e um recurso frequente, sobretudo na pedagogia da motivação para a leitura de poesia. "Entorno do Surrealismo" junta alguns dos mais fantásticos textos produzidos por esta corrente, pontuados por obras de alguns autores que não associados directamente a este estilo comungam métodos criativos. Alguns deles com séculos de distância. Como é também habitual, este espectáculo conta com uma versão pedagógica para alunos do 3º ciclo e secundário.

 

"A tónica do Gin"
público em geral, 45 minutos

Hilariante, corrosivo e actual são adjectivos partilhados pela poesia de Mário-Henrique Leiria e por "A tónica do Gin", mais um espectáculo temático que se junta aos de Torga, Sophia, Pessoa e Almada Negreiros. Uma hora de gargalhadas e estupefacção com a singularidade dos textos de Mário-Henrique Leiria em "Contos do Gin Tonic" e "Novos Contos do Gin".

 
:: voltar ::