:: voltar ::

Newsletter Março
 
Homenagem a Torga na sua terra

A convite do Ministério da Cultura, o Grupo O Contador de Histórias apresenta o seu espectáculo "Bichos e outros contos da montanha" em cinco concelhos do distrito de Vila Real, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Miguel Torga.

Pensado para homenagear o escritor transmontano e estreado em 2005, "Bichos e outros contos da montanha" é um espectáculo em mutação permanente e com grande interactividade com o público, como é habitual.

   
Centenário de Miguel Torga

Percorrendo a obra, desde a poesia aos diários mas detendo-se sobretudo nos contos, O Contador de Histórias criou um regresso ao universo onde cresceu o médico Adolfo Correia da Rocha, conhecido do grande público por Miguel Torga.

A pobreza, a rudeza da vida numa região longe tudo, a presença incontornável dos elementos e a ligação telúrica a tudo o que é simples e belo são mostrados numa sessão adaptável a todas as idades, através de uma busca de palavras que remetem para sentimentos intemporais.

Assim, não é de estranhar que a mesma história seja contada de forma distinta a crianças, jovens e idosos. No caso destes últimos a sessão promove a participação daqueles para quem os contos de Torga não foram ficção mas sim uma realidade dura e vivida.

São assim convidados a partilhar as suas histórias, a partir da escrita do autor. A recriação dos contos de Torga ganha uma nova dimensão ao ser apresentada nos locais por onde passou o seu criador.

A primeira sessão decorre precisamente em S. Martinho de Anta, terra natal do escritor, na manhã do dia 6 de Março. À tarde é a vez de Sabrosa receber “Bichos e outros contos da montanha”. Nos dias seguintes o espectáculo passa por escolas, bibliotecas, lares e centros de dia: a 7 na Régua, 8 em S. João da Pesqueira e 9 em Alijó. Para o dia 18 de Abril fica agendada uma sessão no Teatro de Vila Real.

   

A primeira sessão decorre precisamente em
S. Martinho de Anta, terra natal do escritor, na manhã do dia 6 de Março. À tarde é a vez de Sabrosa receber “Bichos e outros contos da montanha”.

Nos dias seguintes o espectáculo passa por escolas, bibliotecas, lares e centros de dia: a 7 na Régua, 8 em S. João da Pesqueira e 9 em Alijó. Para o dia 18 de Abril fica agendada uma sessão no Teatro de Vila Real.

Trás-os-Montes
 
Dia da Poesia em Sesimbra

Assinala-se a 21 de Março o Dia da Poesia e O Contador de Histórias leva um recital até aos estudantes de Sesimbra. “Ah, isto é que é poesia!?” é um divertido espectáculo onde se cruzam diversos estilos de escrita, dos mais clássicos até aos mais modernos, procurando mostrar como a poesia não tem de ser chata, maçadora, cinzenta.

Por iniciativa da Biblioteca Municipal de Sesimbra, Filipe Lopes e Nuno Garcia Lopes vão estar em diversas escolas do concelho, estando algumas sessões agendadas para o próprio espaço da Biblioteca.

No dia 21 (quarta-feira) decorrem sessões na Esc. Básica de Santana às 10h e 11h55. À tarde a sessão é para os alunos da Esc. Básica Navegador Rodrigues Soromenho, às 14h e 15h30, na Biblioteca Municipal.

No dia 22 (quinta-feira) decorrem sessões às 10h30 e 11h50 na Esc. Sec. de Sampaio. De novo no espaço da Biblioteca, decorrem sessões às 14h45  e 15h45 para os alunos da Esc. Básica Integrada da Quinta do Conde e da Esc. Básica Michel Giacometti.

 
Nos Açores a fazer ler

Por iniciativa da Direcção Regional da Cultura, O Grupo O Contador de Histórias está a desenvolver um conjunto de iniciativas de promoção da leitura, nos Açores.

Depois de sessões já realizadas nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial, S. Jorge e Pico, o Grupo regressa em Março ao arquipélago para uma primeira visita à Graciosa e consolidação do trabalho já efectuado em S. Jorge, Terceira e Pico.

S.Jorge visto do Pico

Em paralelo realizam-se acções para crianças e para pais, desta vez com o espectáculo "Fazer feitiços com as palavras" que promove um primeiro contacto com a poesia e também com a "Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias" onde se apresentam sugestões para o conto e leitura de textos aos mais pequenos.

Todas as acções são de participação gratuita, sendo necessária inscrição prévia que deve ser feita antecipadamente nos locais em que decorre a acção.

Actividade: Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias

27 Março - Pico, Museu do Pico, 19:30h
28 Março - Angra do Heroísmo, Biblioteca Pública, 19:30h
29 Março - Graciosa, Museu da Graciosa, 19:30h
31 Março - S. Jorge, Museu de S. Jorge, 15:00h

Actividade: Fazer feitiços com as palavras

27 Março - Pico, Museu do Pico, 14:30h
30 Março - Graciosa, Museu da Graciosa, 10:30h

 
 
Morada: Apartado 139
2304-909 Tomar
Telefones: 91 2568944 e 91 4961072
Correio electrónico: geral@ocontadordehistorias.com
Internet: www.ocontadordehistorias.com
Blog: historiasdocontador.blogspot.com
O Contador de Histórias
 

Está a receber esta informação porque o seu endereço de correio electrónico se encontra na base de dados d' O Contador de Histórias. Esta informação terá sido solicitada por si, por alguém amigo que a considerou relevante, ou o seu endereço está indicado em local público.
Caso a sua situação não corresponda a nenhum destes casos e/ou não pretenda receber mais informação sobre as nossas actividades, solicitamos que reenvie esta mensagem com o assunto “Remover” para o endereço: cancelar@ocontadordehistorias.com
Se recebeu esta mensagem em duplicado, por favor avise-nos para evitar que isso se repita: duplicado@ocontadordehistorias.com