:: voltar ::
Newsletter Dezembro
 

... E num instante já passou um ano! Parece que foi ontem que limpámos os papéis de embrulho e as agulhas do pinheiro, que abrimos as garrafas e enchemos os copos de boas vindas ao novo ano. Mas cá estamos outra vez na época de toda a paz, de toda a compreensão, em que todos têm uma palavra amiga e um presente para oferecer.

Nesta última mensagem em 2006 deixamos sugestões de boas prendas, algumas acabadas de chegar às livrarias. Mas não podemos deixar de lembrar que, neste Natal, muitas crianças precisam de mais do que uma prenda, por muito interessante que possa ser. Basta olhar em volta para encontrar uma grande quantidade de instituições onde pode levar um sorriso, um abraço, um minuto do seu tempo e fazer feliz alguém. Em Dezembro e no resto do ano...

É mais fácil que escolher as prendas certas para a família!

 
Dos bastidores para a cozinha

A entrevistada deste mês passou mais de duas décadas na parte escura da televisão. Alda Areal foi produtora de muitos programas na RTP e na TVI mas aventurou-se um dia na sua outra paixão, as comidas. Hoje cozinha para quem quer uma ementa especial numa festa ou para aqueles que simplesmente querem o jantar feito todos os dias.

Uma conversa onde se fala de comida mas também sobre viagens, teatro e, naturalmente, os caminhos por onde segue a televisão de hoje. A descobrir na entrevista.

Alda Areal
 
Lua cheia

A convite dos amigos da Trimagisto, Filipe Lopes participa na edição de Dezembro dos Contos da Lua Cheia, em Évora, terça-feira dia 5. Esta iniciativa acontece de Setembro a Maio, em noites de lua cheia, sempre com um contador diferente, tendo por lá actuado nomes tão importantes como António Fontinha, José Craveiro, Patrícia Pereira, Jorge Serafim, entre outros.

A noite começa ao pôr-do-sol, com uma sessão”Para pais e filhos”, na Biblioteca Pública de Évora, a partir das 18h. Às 22h rumam as histórias à Sociedade Harmonia Eborense, espera-se que o público também...

 
No Pico

O Contador de Histórias regressa aos Açores, desta vez a convite da Ecoteca do Pico, para um conjunto de actividades também em colaboração com a autarquia de S. Roque e com o projecto O meu brinquedo é um livro.

Nos dias 9 e 10 de Dezembro realiza-se um conjunto de actividades relativas à comemoração do Dia da Montanha, com destaque para “Da montanha até ao mar – histórias para pais e filhos”, no domingo, às 17 horas.

Sob o signo da montanha são também as sessões a desenvolver no Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia, destinado a indivíduos portadores de deficiência, integrado na Feira Multimédia que a autarquia de
S. Roque organiza com o objectivo de assinalar os dias Internacional e Nacional
da Pessoa com Deficiência.

No Salão Nobre da autarquia vai decorrer também a apresentação aos pais do Projecto O Meu Brinquedo é Um Livro, com a entrega dos dos livros às crianças do concelho.

Vão decorrer também acções de formação com o tema “Como contar histórias amigas do ambiente”. Pode consultar datas e horários na Agenda.
 
Cabaz de Natal

Para aqueles que ainda não decidiram as prendas a colocar no sapatinho, aqui ficam algumas sugestões:

Acabaram de chegar às bancas três livros de Isabel Martins, editados pelo Planeta Tangerina, um atelier de design de onde também nascem belos livros. Não é pois de estranhar que o cuidado gráfico seja de elevado nível, com uma ilustração que potencia o texto bem conseguido. “Uma mesa é uma mesa. Será?” tem ilustração de Madalena Matoso, “Obrigado a todos!” e “Pê de pai” de Bernardo Carvalho. Melhor do que escolher um dos livros é mesmo oferecer os três.

Também muito bem ilustrado é o livro “Coisas de Mãe”, o primeiro da contadora de histórias Sílvia Alves. João Caetano, já galardoado por três vezes com o Prémio Nacional de Ilustração, dá corpo visível a uma história de afectos, de um mundo que “é mais simples com abraços de palavras, guardados como sementes na memória e nos livros”. A edição é da Paulinas.

Também acabado de saír é “Pathos”, o primeiro registo do colectivo “A Musa ao Espelho”. Um cd, um dvd e um livro fazem parte do pacote. Neles se encontra o concerto dado em Julho na Casa da Música, bem como os poemas escritos por diversos poetas portugueses, propositadamente para este projecto.

A Musa ao Espelho Nesta “Pequena antologia quase inédita de poesia contemporânea portuguesa” lêem-se dois poemas de cada um dos catorze poetas, mais “A Recusa” de António Maria Lisboa. Uma abordagem diferente do texto poético, dito por José Carlos Tinoco, acompanhado musicalmente por Juca Rocha (piano), Ianina Khmélick (violino), Vanessa Pires (violoncelo) e Fátima Santos (acordeão).
 
Talentos

A quantidade de participações no nosso concurso de escrita tem superado as melhores expectativas. Com tanta quantidade como qualidade, a dificuldade tem sido conseguir escolher. No mês de Dezembro a aposta é no belíssimo texto
“O homem que sorria para as folhas”, de Yves Robert.

Pode ser lido na secção Talentos, onde se encontra disponível o regulamento para os participantes.

 
Recensões

Estão já disponíveis as recensões de Nuno Garcia Lopes para os livros “Mário e o livro de piratas”, “Este rapaz vai longe” e “A moeda do sol”.

 
 
Morada: Apartado 139
2304-909 Tomar
Telefones: 91 2568944 e 91 4961072
Correio electrónico: geral@ocontadordehistorias.com
Internet: www.ocontadordehistorias.com
Blog: historiasdocontador.blogspot.com
O Contador de Histórias
 

Está a receber esta informação porque o seu endereço de correio electrónico se encontra na base de dados d' O Contador de Histórias. Esta informação terá sido solicitada por si, por alguém amigo que a considerou relevante, ou o seu endereço está indicado em local público.
Caso a sua situação não corresponda a nenhum destes casos e/ou não pretenda receber mais informação sobre as nossas actividades, solicitamos que reenvie esta mensagem com o assunto “Remover” para o endereço : cancelar@ocontadordehistorias.com
Se recebeu esta mensagem em duplicado, por favor avise-nos para evitar que isso se repita: duplicado@ocontadordehistorias.com